Fonte: Blog Lei da Terra

É com grande satisfação que estreamos o Lei da Terra. Fruto de parceria antiga entre os integrantes do Instituto de Direito Econômico Aplicado (Idea) e o Canal Rural, o blog formaliza um lugar de construção de conteúdos e informações relevantes entre nós e, principalmente, para você, leitor.
Trabalhar com o Canal Rural, lado a lado, é uma oportunidade única de atingir um grande e qualificado público com disposição para debater e propor ideias. Nosso objetivo é trazer temas atuais, pontuais, com foco na condição humana. Ela faz do trabalho uma fonte de transformação do meio ambiente e social, além de, simultaneamente, gerar conflitos e soluções através da criação de leis e políticas. Todos devemos trabalhar e nos adaptar a essas leis e políticas para produzir e sobreviver.

O Lei da Terra é um ambiente de diálogo com nossos leitores, um local para explicar as regras de uso da terra pelo homem e suas obrigações econômicas, ambientais e sociais. A exploração da propriedade rural e a sobrevivência do homem são pensadas considerando os limites de direito impostos pelo Estado e a sustentabilidade do elemento natural, de acordo com as particularidades do setor do agronegócio.

O trabalho do blog consiste em publicações periódicas sobre questões de direito do setor. Serão trazidos debates pontuais, da ordem do dia, elucidando fatos que fazem parte da rotina do seu negócio. Os conteúdos são de direito econômico, envolvendo desde pontos sobre tributos incidentes na cadeia do agricultor até discussões como implementação de política de governança corporativa nas agroindústrias ou formas contratuais diferentes para celebrar negócios rurais. Os posts darão ao agricultor uma preciosa ferramenta de informação para que possa organizar melhor os seus negócios.

Para alcançar esses objetivos, contamos com a colaboração dos fundadores do Instituto Idea, advogados especializados no setor do agronegócio e reconhecidos no mercado pela sua formação acadêmica de excelência. São eles: Renato Buranello, doutor pela PUC-SP; Florence Haret, doutora pela USP; e Bruno Drago, também doutor pela USP.

E, para manter a atualidade dos temas a serem tratados, queremos que nossos leitores participem, mandando suas dúvidas pelo whatsapp do canal rural (11-98524-0073) ou para o e-mail atendimento@institutoidea.net.br. Teremos a maior satisfação em respondê-las neste espaço.

A sua participação, leitor, é fundamental para que possamos crescer, acrescer, cultivar, semear, de forma objetiva e pontual, as principais e atuais questões do setor do agronegócio e, mais importante, para que possamos criar uma cultura perene e de grande escala de pessoas dispostas a fortalecer o conhecimento da área e a colher soluções para seus negócios.

Agradecemos pela disposição e interesse em nos conhecer, estaremos sempre de portas abertas para acolher sua participação.

Um abraço de Bruno, Renato e Florence