Mackenzie/IDEA

EmailMKT_IDEA_Mackezie_Curto

As matrículas estão em aberto e podem ser realizadas diretamente com o Mackenzie, unidade de Campinas, ou com o Instituto IDEA.

As vagas são limitadas. Para garantirmos a qualidade do curso, estarão disponíveis apenas 50 vagas.

Para pré-matrícula, favor encaminhar email de interesse para atendimento@institutoidea.net.br. Todas as demais informações sobre inscrição, preço e sobre o curso serão detalhadas.

O curso conta com 12 encontros totais a ser realizado de outubro/2017 a abril/2018, às sextas (8 horas) e aos sábados (4 horas).

O Cronograma e os docentes do curso são o seguinte:

Programa de 140 horas com 12 encontros quinzenais (módulos): 11’Módulos: sextas (8 horas) e sábados (4 horas) - 132 horas mais módulo final 12” Módulo:  sexta (8 horas).

Módulo 1 - 06-07/10/17

Desenvolvimento dos Sistemas Agroindustriais e conceito atual de agronegócio. Teoria Geral do Direito. Redes contratuais (4 horas): Renato Buranello

Fundamentos de Direito e Economia dos Sistemas Agroindustriais (4 horas): Renato Buranello

Instrumentos de Política Agrícola. Gestão e administração dos sistemas agroindustriais (4 horas): Ivan Wedekin

Módulo 2 - 20-21/10/17

Mercados Futuros e derivativos agrícolas. Gestão e instrumentos de proteção de preços e gestão de riscos de mercado (8 horas): Luiz Claudio Caffagni

Natureza jurídica das operações de Bolsa e Balcão. Principais mercados agropecuários e de seus subprodutos (4 horas): Renato Buranello.

Módulo 3 - 10-11/11/17

Consórcio e condomínio agrícola. Cooperativismo (4 horas): João Eduardo Queiroz.

Parceria e arrendamento rural e integração vertical (4 horas): Renato Buranello.

Sociedades comerciais agroindustriais. Compliance e governança (4 horas): Bruno Drago.

Módulo 4 - 24-25/11/17

Direito Tributário Constitucional. Espécies tributárias. Contabilização das operações. Regimes Especiais (4 horas): Paulo Vaz.

Regime tributário agroindustrial. Regime fiscal da produção, comercialização e do financiamento (8 horas): Florence Haret.

Módulo 5 - 15-16/12/17

Mercado Financeiro e de Capitais. Princípios Específicos. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional (4 horas): Renato Buranello.

Sistema Nacional de Crédito Rural. Manual de Crédito Rural e Operações (4 horas): Ivan Wedekin

Mercado Financeiro. Estrutura. Órgãos. Princípios. Operações bancárias típicas (nacionais e internacionais). Garantias Reais e Fidejussórias (4 horas): Fábio Braga.

Módulo 6 - 02-03/02/18

Comercialização e gestão de risco no agronegócio. Modelos de análise e contingenciamento (4 horas): Fernando Pimentel

Seguro rural e seguro de crédito (4 horas): Glaucio Toyama

Recuperação de crédito e judicial de empresas no agronegócio (4 horas): Antonio Aires

Módulo 7 - 23-24/02/18

Comércio internacional. Política nacional e acordos internacionais. Política Agrícola Comum (4 horas):  André Nassar

Acesso a mercados e defesa comercial. Barreiras tarifárias e não-tarifárias. Contencioso comercial. Procedimento junto à OMC (8 horas): Nora Matilde Rachman.

Módulo 8 - 09-10/03/18

Relação de trabalho no agronegócio. Meio ambiente do trabalho rural. Trabalho análogo a escravo. Terras Indígenas. Terceirização de mão-de-obra (12 horas): Gustavo Polese.

Módulo 9 - 23-24/03/18

Agronegócio e sustentabilidade. Política Nacional e Princípios Constitucionais de Proteção ao Meio Ambiente (8 horas): Jorge Alberto Mamede Masseram

Tutela ambiental na produção e industrialização. Áreas de Proteção Permanente e Reserva Legal. Cadastro Ambiental Rural (4 horas): Lourdes Machado

Módulo 10 - 06-07/04/18

Sistema Privado de Financiamento do Agronegócio. Crédito Privado e relação com mercado de capitais (12 horas): Renato Buranello

Módulo 11 - 20-21/04/18

Biotecnologia e novos paradigmas de desenvolvimento da atividade. Pesquisa e Inovação. Proteção da Propriedade Industrial (12 horas): Ricardo Machado

Módulo 12 - 04-05/05/18

O futuro do agronegócio e novos paradigmas. Compasso local e a agenda global.  Segurança alimentar e o Brasil como maior fornecedor individual de alimentos, fibras e bioenergia (8 horas): Marcos Fava/Angelo Gurgel

Renato Buranello

Doutor e mestre em Direito das Relações Sociais na Área de Concentração Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Sócio do Demarest Advogados, com atuação nas áreas do Direito Contratual, Direito Bancário e do Mercado de Capitais, também no exame e pareceres sobre recuperação de crédito, operações de seguros e resseguros e de empresas no âmbito da LRE. Ocupa posição de destaque em operações estruturadas no mercado financeiro para a agroindustria. Implementou o departamento jurídico da Coimex Trading. Foi gerente jurídico do Citibank N.A., responsável pela execução das políticas de recuperação de crédito e pareceres em matéria contratual. Professor convidado na pós-lato senso da PUCSP, no MBA da EAESP/FGV em Gestão Estratégica do Agronegócio e ainda do Instituto Educacional da BM&F. Professor de Legislação de Seguros na Funenseg (Escola Nacional de Seguros). Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), da Academia Nacional de Seguro e Previdência (ANSP), da Associação Internacional de Direito do Seguro (AIDA) e Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS). É membro da Câmara de Crédito e Comercialização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Possui diversos artigos publicados.

Luciano Timm.

Luciano Timm atua como advogado empresarial desde 1994, tendo sua prática profissional centrada tanto no sul do Brasil como em São Paulo. Além da sua formação jurídica, a sua prática tem enfoque nos impactos comerciais e negociais de cada uma das operações em que realiza, tendo trazido elementos da sua experiência acadêmica no direito e economia à advocacia. Atualmente lidera a equipe do CMT na área consultiva, o que inclui a elaboração e negociação de contratos comerciais, bem como atuação em temas ligados ao direito econômico e internacional. Nesta seara, atua tanto na elaboração e negociação de projetos complexos, quanto emitindo opiniões legais. Tem atuação destacada no setor do agronegócio, papel e celulose, máquinas e equipamentos, bebidas e alimentos, construção civil. Ademais, possui reconhecida experiência em arbitragens nas principais câmaras arbitrais brasileiras e internacionais, atuando em temas ligados ao direito societário, responsabilidade civil, imobiliário e construção civil, entre outros.

Ivan Wedekin

Ivan Wedekin é Diretor da Wedekin Consultores e Presidente da Câmara Temática de Crédito, Seguro e Comercialização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Foi Secretario de Política Agrícola do MAPA (2003-2006), Diretor de Commodities da BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, Diretor Geral da Bolsa Brasileira de Mercadorias, Diretor Comercial da Agroceres, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas e consultor de empresas na RC.W Consultores. É engenheiro agronômo pela ESALQ-USP, conferencista especializado em economia, política e mercados agrícolas e gestão em agronegócio. É autor do primeiro livro sobreagribusiness editado no Brasil. Em junho/2017 publicou o livro "Economia da Pecuária de Corte – fundamentos e o ciclo de preços".

Gustavo Polese.

Gustavo Polese é Advogado. Atua como Gerente Jurídico Corporativo de empresas nacionais e multinacionais desde 1998, além de já ter exercido  a atividade de consultoria pro-bono em Escritório de Advocacia em Nova Iorque, Estados Unidos. Mestre em Direito pelo UNICURITIBA do Paraná, com ênfase na área de Direito Concorrencial, Especialista em Direito Administrativo - Regulatório pela Universidade de Burgos - UBU, na Espanha. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Florence Haret

Advogada tributarista. Foi sócia do escritório Barros Carvalho Advogados e Associados. Doutora pela USP. Professora de direito tributário na pós-graduação stricto senso da Universidade de Marília (UNIMAR). Professora de direito tributário na pós-graduação lato senso do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), na Escola da Procuradoria do Estado de São Paulo (ESPGE), Damásio, COGEAE (PUC/SP), Universidade São Judas Tadeu e Faculdade São Bernardo dos Campos. Professora externa na pós graduação GV-Law. Trabalhou por muitos anos com Paulo de Barros Carvalho. Trabalhou como sua assistente na graduação, diurno e noturno, e na pós-graduação stricto senso da Universidade de São Paulo (USP). Autora do livro "Teoria e prática das presunções em direito tributário", "Tributação no agronegócio" e "Relações de consumo no comércio eletrônico". Coordenadora dos livros: "Vilém Flusser e os juristas" e "Tributação na saúde". Possui, ainda, diversos artigos publicados.

Paulo Vaz. 

Paulo Vaz foi eleito como um dos advogados mais admirados pela revista “Chambers Latin America”, reconhecido pela Best Lawyers e também indicado pela revista “Análise Advocacia” – 2008, 2009 e 2010 – destaque no campo do Direito Tributário, Paulo Cesar Ruzisca Vaz é sócio fundador de Vaz, Barreto, Shingaki & Oioli Advogados. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, é autor de livros sobre direito tributário, além de atuar como professor do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa (atual denominação do IBMEC), da Saint Paul e da Fundação Instituto de Administração e do Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS (atual denominação do Centro de Extensão Universitária – CEU).

Fábio Braga.

Fábio integra a área de Finanças Corporativas de Demarest Advogados desde 2006. Desenvolve atividades e projetos relacionados a diversas áreas do mercado financeiro nacional, atuando com maior ênfase em transações voltadas para o atendimento de necessidades financeiras próprias do mercado automobilístico, em todas as fases e setores da sua cadeia. Fábio conta, também, com significativa experiência em transações sindicalizadas de corporate finance, inclusive no tocante a projetos de reestruturação de dívidas. Sua atuação estende-se, ainda, à criação de programas de financiamento entre grandes empresas do setor de distribuição e consumo e instituições financeiras (private label). À frente de projetos de constituição e funcionamento de instituições financeiras (de origem nacional e estrangeira), tem atuado destacadamente, conduzindo processos administrativos correspondentes perante o Banco Central do Brasil. De igual modo, acumula relevante experiência relacionada à condução de processos administrativos de natureza sancionatória perante o Banco Central do Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários e o Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. Dentre as empresas e instituições atendidas por Braga estão JPMorgan, Deloitte, Peugeot Citroën, GM, BMW Financial Services, Banco Honda.

Fernando Pimentel.

Fernando Lobo Pimentel é Engenheiro Agrônomo com MBA Executivo (FDC) e Advogado. Foi Membro da Câmara de Soja e Milho da BM&F e da Comissão de Contratos da ANEC. É Diretor Técnico da Sociedade Nacional da Agricultura e membro da Câmara Temática de Crédito e Comercialização do Agronegócio do MAPA. É analista de mercado de soja e milho e professor convidado no INSPER ( Curso de Direito do Agronegócio) e BM&F Educacional ( Curso de Crédito e Comercialização). É Sócio Diretor da Agrosecurity Consultoria e Diretor de Operações da Agrometrika Inteligência, Tecnologia e Rating.

Glaucio Toyama. 

Glaucio Nogueira Toyama é diretor técnico de Seguros Rurais do GRUPO BB E MAPFRE. Formado em Engenharia Agronômica e mestre em Agronomia pela ESALQ/USP

Bruno Drago

Formado pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2001. Pós-graduado em Administração de Finanças pela FIA-FEA, em 2002. Mestre em Direito Concorrencial pela King´s College of London, da University of London em 2005. Doutor em Direito Comercial, com ênfase em Direito Concorrencial, pela Universidade de São Paulo, em 2015. Advogado atuante na área concorrencial há mais de 15 anos, com experiência em notificações de fusões e aquisições, processos de cartéis internacionais e locais, abusos de posição dominante e negociações de leniências e TCCs. Sua experiência envolve diversos setores da economia, em especial o agronegócio, a indústria farmacêutica, a indústria química, o segmento de energia, entre outras. Atua também na implementação e revisão de programas de compliance e auditorias internas relacionadas. Atualmente Sócio do escritório Demarest Advogados, possui experiência internacional no escritório Howrey LLP, em Bruxelas e Washington DC (2006-2007). Diretor de Contencioso Econômico do IBRAC e membro da CECORE-OAB.

Antonio Aires.      

António Aires tem mais de 30 anos de experiência contínua em Direito Empresarial, Direito Bancário e Recuperação e Reestruturação de Empresas. Desde 2001 integra o Demarest Advogados, sendo que, a partir de 2002 na qualidade de Sócio Responsável pelas áreas Bancária e Recuperação e Reestruturação de Empresas, atualmente reunidas na área maior de Finanças Corporativas. Entre os clientes que atende e atendeu contam-se o Santander, Safra, Banco do Brasil, HSBC, General Electric, Credit Suisse, Cetelem, BGN, Banco Pátria, CSN, ISS Servisystem, Banco Espírito Santo de Investimento, Deloitte Cons​ultoria, Busscar, Ambev e Adecco.

André Nassar.

André Nassar exerceu o cargo de secretário de Política Agrícola no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). É diretor de Estratégia e Novos Negócios da Agroicone, com o papel de implementar projetos com investimentos de impacto nas cadeias do agronegócio.

Nora Matilde Rachman. 

Possui graduação em Direito (1987), mestrado em Direito Comercial (2000)  e doutorado em Relações Internacionais (2013), todos pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de direito, com ênfase em mercado de valores mobiliários e direito societário. Atualmente  é pesquisadora de pós doutorado na GV Direito, vinculada ao Núcleo de Estudos em Mercados e Investimentos. Sua linha de pesquisa atual versa sobre Padrões internacionais de regulação do mercado de capitais e sua influência no Brasil

Jorge Alberto Mamede Masseram.

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais - Instituição Toledo de Ensino (1995). Promotor de Justiça do Estado de São Paulo desde 1996, exercendo atualmente suas funções na Comarca de Jundiaí. Possui mestrado em Direito pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba (2009). É professor assistente-mestre na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Campus Campinas, professor visitante da Universidade Metodista de Piracicaba para o Curso de Especialização em Direito Ambiental e professor convidado do Instituto de Direito Sanitário Aplicado. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Difusos e Coletivos e Direito Eleitoral.

Lourdes Machado.

​Advogada na área ambiental. Bacharel em Direito pela PUC-SP.  Possui Pós Graduação em Gestão Ambiental na Faculdade de Saúde Pública da USP. Possui os títulos de LLM e JSD na Universidade da Califórnia - Berkeley. Sócia Júnior no escritório Demarest Advogados atuando nos mais diversos assuntos ambientais. Foi consultora para projetos ambientais. Em especial, tem atuado em assuntos relacionados à implementação do Novo Código Florestal, e também assessorado os setores de pneumáticos e de embalagens na negociação dos acordos setoriais para implementação do sistema de logística reversa em conformidade com a Política Nacional de Meio Ambiente. Foi professora dos cursos de especialização em direito ambiental da FGV/SP (em 2009), e desde 2014 atua como Diretora Adjunta do Departamento de Meio Ambiente da FIESP.

Marcos Fava Neves.

Especialista em Planejamento e Gestão Estratégica de Empresas Orientadas para o Mercado. Doutor em Administração pela FEA/USP, com especilização na Holanda (1998/1999). Mestre em Administração também pela FEA/USP, com especialização na França (1995). Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP. Professor Titular da FEA-RP/USP. Professor Visitante Internacional da Purdue University (EUA) em 2013.